Meus Visitantes

Visitantes On Line

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A Beleza nas Curiosidades Matemáticas

    Uma das mais criativas ferramentas de raciocínio disponibilizadas a favor do ensino da Matemática, sem dúvida, é a Curiosidade. Questões que envolvam raciocínio lógico despertam nos alunos interesses que a Matemática convencional não o faz. Tais ferramentas, quando bem trabalhadas, afloram nos dicentes o gosto indireto pelo construtivismo do conhecimento. Cabe ao professor identificar tais apetidões em seus alunos quando o mesmo lança os desafios e curiosidades que envolvam Matemática.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Curiosidade 4

    Observe atentamente a seguinte sequência: 0, 3, 8, 15, 24, 35, 48, 63, 80, ..., n²-1, n é inteiro. Identifique nela uma outra sequência, porém oculta.

Curiosidade 3

    Pense em um número, some ao número pensado os quatro números consecutivos a ele. Sendo x o valor dessa soma e y o número pensado, então, a equação (x/5)-2=y é verdadeira para todo y inteiro. Por quê?


Curiosidade 2

    Some a ano do seu nascimento (ex: 1980) com o ano de nascimento de uma pessoa muito querida. Ao resultado obtido some a idade que você e a pessoa querida completará ou já completou no ano atual. Fique surpreso: a soma resultou em 4020. Sua tarefa é entender o por quê dessa situação, e se isso ocorrerá para quaisquer par de pessoas.
   PS: Tente, após entender a situação acima, estender para uma quantidade maior de pessoas.

Curiosidade 1

Em um grupo com mais de 12 pessoas é possível afirmar um número mínimo de aniversariantes de um mesmo mês através da equação: y=(x/12)+1, onde y é o número de aniversariantes e x é a quantidade de pessoas no grupo (x>12).

Qual é a mais pesada?

    Num grupo de oito esferas de mesmo tamanho somente uma difere em peso das demais. Com o auxílio de uma balança simples com dois pratos, identifique a esfera mais pesada:
a) Fazendo três pesagens;
b) Fazendo duas pesagens.

Amar ou não?

    Muitas das vezes a vida só passa a fazer sentido quando conquistamos um grande amor, porém o grande problema dessa certeza é que não nos preparamos para a perda do mesmo.Embora se possa pensar que: "se é amor, então não deveria ser eterno?".
   Sabemos que a realidade nem sempre sempre se apresenta como tal. E por não sabermos ou não estarmos preparados para lhe dar com tal perda acabamos provando o outro lado da moeda: uma grande desilusão, que quando maior for irá acabar provocando um travamento emocional.
   Muitas das pessoas que sofrem uma grande desilusão com aquele ou aquela que outrora julgará ser o grande amor de sua vida irão bloquear por algum tempo, ou eternamente, qualquer chance de envolverem-se com outro alguém. Pois os desiludidos de outrora sempre estarão analisando as possibilidades de virem a passar pelos mesmos transtornos do passado.
   Contudo, quando tal fato não ocorre é possível acreditar que o amor possa brotar em pedras e florir toda uma savana da noite para o dia. É devolvido a si mesmo a autoestima emocional que se fora com o vento do desamor. Passamos a ser mais expressivos e caltelosos, menos arrogantes e mais tolerantes, a mágia toma conta de nossos peitos e nos alimenta a esperança de uma nova felicidade, ficamos bobos, sensíveis e solidários.
   Realmente o Amor nos transforma...
  

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Ano novo! Vida nova! E um problema velho que quer solução.

    Caros visitantes, as festas de final de ano já terminaram, o assunto agora é carnaval, mas a situação é: o que toda aquela euforia deixou de legado? Fazemos milhares de projeções para o novo ano que se inicia e parece que todos os sonhos idealizados sofrem um resfriamento à nitrogênio passados alguns dias. Quer um exemplo de que isso aconteceu contigo? Tente lembrar das tuas promessas para 2009 feitas no final de 2008. Quantas tu conseguiste realizar? Tenho quase absoluta certeza de que não somam 20%.
   Não pense que esta é uma visão pessimista. Muito pelo contrário. O que quero ressaltar é o fato de nos deixarmos levar pela euforia do momento. O ser humano é passivo de influência. Se a onda está gostosa por que não aproveitá-la? É tipo "Maria vai com as outras", mesmo. E após a situação vivida ele se relaxa. Quando não esquece de tudo que prometera na noite anterior.
   De certo, sempre estaremos a procura da felicidade. Mas dificilmente à alcançaremos de braços cruzados. Devemos nos comprometer mais com nossos ideais. A civilização clama por seres mais responsáveis, competentes. Precisamos nos reformular. É esse o velho problema ao qual me refiro no título dessa postagem. Cadê a responsabilidade humana?